CUT - 36 anos de história

27/08/2019

O ano de 1983 foi decisivo na história do movimento sindical brasileiro. Desde o começo da década os/as trabalhadores/as estavam mobilizados/as pelo atendimento das suas reivindicações e pelo fim da ditadura militar. A repressão já não conseguia impedir que a classe trabalhadora se organizasse. Foi assim que entre 26 e 28 de agosto de 1983, trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais, vindos de todas as regiões do Brasil, promoveram o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, um encontro que mudaria a trajetória da luta sindical no país.
O Congresso, na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, reuniu 5.059 delegados e delegadas de 912 entidades sindicais, centenas de observadores e apoiadores, convidados internacionais e representantes da sociedade.
A presença massiva mostrava que os trabalhadores e as trabalhadoras haviam atendido ao chamado de fundar a sua central sindical. No dia em 28 de agosto de 1983, os/as delegados/as aprovaram a fundação da CUT, a Central Única dos Trabalhadores, entidade que, no seu nascimento, representava 12 milhões de trabalhadores/as da cidade e do campo.
A CUT nasceu forte e reconhecida pelo movimento sindical internacional. Em poucos anos se tornaria numa das maiores centrais sindicais do mundo e uma das entidades mais representativas da sociedade civil brasileira.
Para conhecer mais sobre aquele importante momento histórico, o Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (Cedoc/CUT) disponibiliza informações e documentos do seu acervo.

- Fundo Comissão Nacional Pró-CUT
Descrição do conjunto documental produzido pela Comissão que organizou o congresso: clique aqui

- Jornal da CUT Nacional – Setembro de 1983
Primeiro jornal produzido pela CUT, com notícias do congresso e as resoluções: clique aqui 

- Nasce a CUT. Embates na formação de uma central, classista, independente e de luta.
Livro que relata as disputas, os embates ideológicos dentro do movimento sindical e o contexto em que se deu a criação da CUT: clique aqui

Documentários
- Primeiro Conclat. A Fundação da CUT – 1983 
O filme, realizado durante o evento, mostra as condições em que o congresso se realizou, sua infraestrutura, os embates políticos, a animação e descontração dos/as delegados/as com suas músicas e palavras de ordem pelo fim da ditadura e pela fundação da CUT.
Assista ao filme em: https://www.facebook.com/cutbrasil/videos/1278054775706170/ 
- CUT pela Base - 1984
Documentário produzido pela Tatu Filmes, a pedido da CUT, filmado à época, é um registro dos debates em torno da formação da Central num momento de reorganização da classe trabalhadora.
Assista ao filme em: https://www.youtube.com/watch?v=6H3WrDkWeJ4&t=112s 

Àqueles que têm interesse nos filmes contate o Cedoc/CUT pelo e-mail cedoc@cut.org.br 

Cartazes do Congresso e da CUT
Apresentamos em seguida dois cartazes do acervo. O primeiro traz alguns dados da greve geral de julho de 1983 e divulga o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora. Em seguida poderá ser acessado o primeiro cartaz produzido pela Central Única dos Trabalhadores:
http://cedoc.cut.org.br/cedoc/cartazes/205
http://cedoc.cut.org.br/cedoc/cartazes/2786 

Fotografias
Foram vários os fotógrafos que registraram o Congresso de Fundação da CUT. Apresentamos aqui algumas fotos que temos o direito de uso. Àqueles que têm interesse nessas imagens ou que queiram conhecer demais fotos do acervo sobre o congresso devem contatar o Cedoc/CUT pelo e-mail cedoc@cut.org.br

Escrito por Cedoc/CUT