Sábado Resistente - O movimento das Diretas Já e os debates da Assembleia Constituinte

21/05/2022

O Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para o terceiro Sábado Resistente de 2022, a ser realizado no próximo dia 21 de maio, a partir das 14h, no Auditório Vitae (5º andar do Memorial da Resistência). O evento será realizado de forma híbrida, não somente de forma presencial, como também através dos canais no Youtube e Facebook do Memorial da Resistência @memorialdaresistencia, do Núcleo Memória @nucleomemoria e do Tutaméia @TutameiaTV. A temática geral que guiará o ciclo 2022 dos Sábados Resistentes "A construção da Cidadania no Brasil" tem como objetivo principal refletir sobre a historicidade do processo de construção da cidadania do povo brasileiro, marcada por momentos de ascensos e descensos, e compreender por que ele é contínuo, servindo como base para entender a importância das eleições e do voto no Brasil.

Neste terceiro Sábado Resistente, buscaremos refletir sobre "O movimento das Diretas Já e os debates da Assembleia Constituinte". Movimento político de cunho popular, a mobilização da cidadania a partir do ano de 1983 teve como objetivo a retomada das eleições diretas para presidente da República do Brasil, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.