Código de Referência: BR SPCUTNAC, AI2
Nome: Comissão Nacional Pró-CUT
Datas: 1980 - 1984
Nível de Descrição: Fundo
Dimensão e Suporte: Textuais: 1,5 m; Bibliográficos: 42 unidades; Iconográficos: 12 cartazes e dois cartões postais
ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Produtor(es): Comissão Nacional Pró-CUT; Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora; Central Única dos Trabalhadores
História Administrativa/Biografia:  
A Comissão Nacional Pró-CUT foi constituída na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) ocorrida nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981 na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo. A Comissão era composta por 56 sindicalistas e tinha como incumbência encaminhar o plano de lutas aprovado e organizar o congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores em 1982. Na primeira reunião em setembro de 1981, em Brasília, a Pró-CUT elegeu uma Executiva de 23 membros efetivos e seis suplentes. A Executiva desenvolveu suas atividades descentralizadas, sendo que a Secretaria Administrativa, a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Divulgação ficaram no Rio de Janeiro. As atividades de infraestrutura para a realização do congresso foram centralizadas em São Paulo. Em meados de 1982 as divergências que permeavam o movimento sindical provocaram uma cisão na Pró-CUT e o adiamento do congresso de fundação. Todavia, no final daquele ano, houve um acordo entre as correntes e a recomposição da Executiva. Na reunião da Comissão Nacional Pró-CUT nos dias 09 e 10 de abril de 1983, criaram três subcomissões dedicadas exclusivamente à organização do congresso em agosto: Subcomissões de Infraestrutura, Finanças e Divulgação. As divergências retornaram no mês de julho quando os sindicalistas da Unidade Sindical e seus aliados tentaram mais uma vez adiar o congresso, não havendo a concordância dos sindicalistas vinculados ao Novo Sindicalismo. Esse setor reorganizou as Comissões e Subcomissões e manteve a convocação do congresso para os dias 26, 27 e 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo. O congresso fundou a Central Única dos Trabalhadores.
História Arquivística:  
A Comissão Nacional Pró-CUT desenvolvia suas funções e atividades descentralizadamente de modo que o dirigente sindical que assumia atribuições também acumulava na sua entidade os documentos produzidos e recebidos. A Secretaria Administrativa funcionou no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a Secretaria de Finanças na Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Rio de Janeiro, a Secretaria de Divulgação tinha como responsáveis dirigentes do Sindicato dos Engenheiros e Sindicato dos Médicos, também no Rio de Janeiro. As funções e atividades relacionadas à infraestrutura muito provavelmente funcionaram no Sindicato dos Bancários de São Paulo, pois quando houve a tentativa de adiamento do congresso em julho de 1983, os dirigentes da Pró-CUT em São Paulo solicitaram que aquelas entidades sindicais remetessem os documentos para o Sindicato dos Bancários de São Paulo, sendo que somente a Secretaria Administrativa enviou as cópias das fichas de inscrição ao congresso, mas não na sua totalidade. No mês de agosto de 1983, a nova Secretaria Administrativa funcionou no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo sob a responsabilidade de Gilmar Carneiro dos Santos, dirigente bancário. Muito provavelmente o Arquivo foi transferido para a CUT depois do 1º congresso da Central em 1984, quando o sindicalista Gilmar Carneiro dos Santos, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, assumiu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da CUT. A documentação passou por uma intervenção em algum momento entre 1992 e 1994, na época em que funcionou o primeiro Centro de Documentação e Memória da CUT.
Procedência: Dado não disponível
ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA
Âmbito e Conteúdo:  
O Arquivo é constituído por documentos que possibilitam conhecer os encaminhamentos das lutas sindicais e as tarefas desenvolvidas para a realização do Congresso da Classe Trabalhadora, que também ficou conhecido como CONCLAT. Também evidencia a organização do movimento sindical nos Estados, através dos dossiês de encontros sindicais. Alguns documentos permitem conhecer a atuação das correntes políticas no interior do movimento sindical. A partir do surgimento das divergências, que provocaram o adiamento do congresso em 1982, teremos atas e resoluções de reuniões dos diferentes setores que formavam a Comissão Nacional Pró-CUT: manifestos sindicais, convocações de reuniões, anotações feitas em reuniões, textos para discussões. Com a deliberação dos dirigentes da Pró-CUT vinculados ao Novo Sindicalismo de realizarem o congresso em agosto de 1983, o Arquivo acumulou documentos referentes às etapas finais de organização, como cartas solicitando informações e apoiando o evento, anteprojeto de regimento interno, teses e propostas para discussões, documentos tratando da inscrição e credenciamento de delegados, observadores, imprensa, equipe de apoio, bancas e stands. Também há documentos produzidos durante o congresso, como recados à mesa de condução dos trabalhos, programação, letras de músicas, abaixo-assinados com reivindicações e as resoluções do evento.
Avaliação, Eliminação e Temporalidade:
Incorporações: Poderá receber novos documentos se forem localizados nos sindicatos e nos arquivos pessoais de dirigentes que desenvolveram atribuições na Comissão e nas Secretarias.
Sistema de Arranjo: O Arquivo está parcialmente arranjando de acordo com o método funcional e por tipologia documental. As fichas de inscrições estão ordenadas por Estado.
ÁREA DE CONDIÇÕES DE ACESSO E USO
Condições de Acesso: Sem restrições de acesso
Sistema de Reprodução: A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos
Idioma(s): Português
Características Físicas e Requisitos Técnicos:
Instrumento(s) de Pesquisa:
ÁREA DE FONTES RELACIONADAS
Existência e Localização dos Originais:
Existência e Localização de Cópias:
Unidade(s) de Descrição(ões) Relacionada(s): Arquivo da Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Arquivo da Comissão Sindical Pró-CUT do Estado de São Paulo, onde há um dossiê do encontro das comissões intersindicais estaduais de 28 e 29 de agosto de 1982, organizado pela Pró-CUT São Paulo depois da primeira cisão na Comissão Nacional Pró-CUT. Arquivo da Central Única dos Trabalhadores, sendo que neste somente alguns grupos, como as Comissões Organizadoras dos primeiros congressos e algumas séries documentais estão disponibilizados para pesquisa. Todos custodiados no CEDOC CUT
Nota Publicação: CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Nasce A CUT. Embates na formação de uma central classista, independente e de luta. Coordenação de Antonio José Marques. São Paulo: CUT e NSA Gráfica e Editora, 2007
ÁREA DE NOTAS
Notas sobre Conservação:
Notas Gerais:
ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO
Nota Arquivista: Descrição elaborada pelo coordenador do CEDOC Antonio José Marques, com a colaboração de Guido Gustavo Venturini Alvarenga.
Data Descrição: Novembro de 2006 e revisada em Fevereiro de 2009