Memória Sindical. CUT aprova a realização do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos

30/04/2012

A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo nos dias 24 e 25 de abril, aprovou a realização do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, evento que será promovido em parceria com o Arquivo Nacional do Brasil. Previsto para ocorrer no segundo semestre de 2013, por ocasião das comemorações dos 30 anos da CUT, o seminário internacional reunirá sindicalistas e profissionais que atuam na organização, preservação e divulgação dos arquivos operários, rurais, sindicais e populares. Nos próximos dias o coordenador do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT, Antonio José Marques, se reunirá com representantes do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, para encaminhar o evento. Nessa reunião discutirão propostas para a composição da Comissão Organizadora, o  temário e a busca de financiamento.

Leia abaixo o documento que serviu de base para a resolução da Executiva Nacional.

Realização do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos.

Justificativa

A Central Única dos Trabalhadores (CUT – Brasil), em parceria com o Arquivo Nacional do Brasil, promoveu em setembro de 2008 e em março de 2011, o “Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos” com objetivo de debater sobre os documentos produzidos e reunidos pelos movimentos operário, rural, sindical e popular, incentivando a recuperação e preservação dos arquivos e da memória dos trabalhadores/trabalhadoras e suas organizações. O evento foi dirigido aos que atuam no âmbito dos arquivos e centros de documentação nas entidades sindicais e nas instituições públicas e privadas que preservam acervos com origem no mundo dos/as trabalhadores/as.

 

As duas edições do seminário, realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, reuniram, aproximadamente, 400 seminaristas e 30 palestrantes de 15 diferentes países, demonstrando que a temática é de grande interesse e está presente no dia a dia das entidades sindicais, na medida em que todas produziram e produzem documentos dos mais variados gêneros e tipos onde estão registradas suas funções e atividades. A segunda edição do seminário destacou o tema “Memória e Resistência” e a importância que os arquivos do mundo dos/as trabalhadores/as têm para o conhecimento das formas de resistência e luta por garantias de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como para o processo de redemocratização e construção da História recente do Brasil e da América Latina.

 

A continuidade dessa iniciativa, com a realização do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, justifica-se pela demanda do público interessado e significativa aprovação recebida de entidades sindicais, movimentos sociais e demais instituições que preservam esses acervos. Além disso, considerando que vários países latino-americanos viveram regimes ditatoriais e de exceção, com violações sistemáticas dos direitos humanos, perseguições aos trabalhadores e suas entidades, incentivar a organização e divulgação dos arquivos sindicais e populares é fundamental na medida em que são fontes para o direito a verdade, memória e justiça, bem como esses arquivos e seus documentos podem garantir reparações para as vítimas das ditaduras. Por fim, o direito à memória é um direito fundamental. “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

 

Promoção: Central Única dos Trabalhadores e Arquivo Nacional do Brasil

 

Organização: Secretaria-Geral – Centro de Documentação e Memória Sindical

 

Local: A ser definido pelos promotores

 

Período: Setembro de 2013

 

Financiamento: O Arquivo Nacional apresentará o projeto de financiamento para entidades com quem mantém convênios de cooperação. A CUT, por meio da Secretaria-Geral e Secretaria de Relações Internacionais, apresentará projeto aos seus parceiros e aos programas de apoio aos arquivos e memória. Os centros de documentação das universidades apresentarão projetos de financiamento para as agências de fomentos à pesquisa.

 

Comissão Organizadora: Formada por entidades que atuam na organização, pesquisa e preservação de acervos dos trabalhadores rurais e urbanos nas universidades brasileiras e por outras instituições de todas as regiões do país.  A secretaria do evento ficaria sob a responsabilidade do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT.

 

São Paulo, 03 de abril de 2012.

 

Secretaria-Geral

Centro de Documentação e Memória Sindical