Cartaz digitalizado do acervo do Cedoc-CUT é utilizado como base para uma questão da Olimpíada Nacional em História do Brasil

01/10/2012

 Durante a Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp com o apoio da Ministério da Educação, uma das questões utilizou como base o cartaz digitalizado do acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (Cedoc/CUT).

Na quarta fase, que contou com 5 mil equipes e 15 mil participantes, a questão 40 reproduziu um cartaz da CUT de 1989 que denuncia o plano econômico do governo Sarney e convoca uma greve geral. Nessa questão, as equipes, orientadas por professores, tiveram que escolher uma alternativa que explicava aquele momento histórico. Para ter aceso a questão, ao cartaz e ao comentário é só clicar no link e abrir a questão 40 http://www.museudeciencias.com.br/4-olimpiada/fases/index/20

O tema deste ano da olimpíada foi “Conflitos e embates em história” e teve a inscrição de 120 mil estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental de todo o Brasil.

No hotsite http://cedoc.cut.org.br é possível acessar mais de 500 cartazes digitalizados produzidos pela CUT e movimentos sociais entre os anos de 1979 e 1993. Até o início do próximo ano mais 1.100 serão digitalizados compreendendo daquele período até os dias atuais.