Há exatamente um ano, em 20 de dezembro de 2011, a CUT lançou o hotsite do Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC) com objetivos de divulgar e difundir o seu acervo. Quando completamos este primeiro ano em atividade, ultrapassamos a marca de 10 mil acessos, sendo um número expressivo considerando que se trata de um centro especializado em documentação e memória sindical. Desses acessos, 95% foram de visitantes brasileiros de todos os estados. Os demais acessos foram de visitantes de mais de duas dezenas de países, com destaque para a Argentina e Portugal. A média de permanência no site passou dos três minutos e as páginas visitadas chegaram a quase cinco visualizações, com destaque para os cartazes e a cronologia das lutas. Isso demonstra o interesse no conteúdo do site.
Um destaque nesse período foi à utilização de um cartaz digitalizado do acervo como referência para uma questão da Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela UNICAMP com o apoio do Ministério da Educação. A Olimpíada foi dirigida a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. Isso demonstra que o conteúdo do site ao recuperar e difundir o acervo e a memória dos trabalhadores e das trabalhadoras é importante para o ensino e a formação da juventude.
No site podem ser acessadas as referências de aproximadamente 3.600 livros e folhetos, sendo que quase 500 dessas publicações estão disponíveis em meio digital, podendo ser feito download. Também estão referenciados 459 títulos de periódicos produzidos pela CUT Nacional, CUTs Estaduais, ramos orgânicos da CUT e outros organismos cutistas. Os cartazes digitalizados chegam a 598 unidades, cobrindo o período de 1979 a 1993. Para o próximo ano prevemos digitalizar mais 900 cartazes, e que serão disponibilizados no site. O banco de teses e dissertações sobre a CUT em universidades brasileiras tem 121 referências, sendo que algumas podem ser acessadas na integra, a partir dos links ali disponíveis. O dicionário biográfico dos dirigentes sindicais do período pré-CUT e da CUT está sendo construído cotidianamente, na medida em que exige pesquisas mais aprofundadas. Atualmente aproximadamente 30 biografias de dirigentes sindicais estão disponíveis aos pesquisadores.
No próximo período ampliaremos ainda mais o acesso aos documentos, considerando os 30 anos da CUT e a necessidade de disponibilizar documentos digitais e na integra ao movimento sindical, aos jovens estudantes, aos pesquisadores e demais interessados na trajetória da CUT e do sindicalismo brasileiro.