O Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes", da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente, interior de São Paulo, realizará no próximo dia 04 de abril o Seminário "CONDIÇÕES DE VIDA E SITUAÇÕES DE TRABALHO NO PONTAL DO PARANAPANEMA: A Importância dos Acervos Documentais para as Lutas em Defesa dos Trabalhadores e dos Movimentos Sociais". O objetivo é reunir pesquisadores, dirigentes sindicais, profissionais de arquivos e estudantes, ampliando, assim, o dialógo entre universidade, trabalhadores e sociedade. O evento acontecerá no Auditório do Departamento de Geografia da UNESP, com abertura às 9 hora da manhã, e prosseguirá com conferências também no período da tarde e da noite. Abaixo a programação completa.
CONDIÇÕES DE VIDA E SITUAÇÕES DE TRABALHO
NO PONTAL DO PARANAPANEMA:
A Importância dos Acervos Documentais para as Lutas em Defesa dos Trabalhadores e dos Movimentos Sociais
Objetivo:
Pretendemos com esse evento reunir pesquisadores, estudantes, trabalhadores, militantes, dirigentes sindicais e outros que tenham interesse na temática do trabalho e dos acervos documentais voltados para a guarda e apoio às ações dos sindicatos e dos movimentos sociais enquanto mediadores do diálogo entre Universidade - Trabalhadores e Sociedade.
O evento ocorrerá no dia 04/04/2013, com três mesas, uma de manhã, outra na parte da tarde e mais uma a noite com o encerramento.
1a Mesa: "Relatos e Depoimentos: Mais diálogo e mais Solidariedade em Defesa de Melhores Condições de Vida e de Trabalho"
Horário: 08:30 às 12 horas
Nessa sessão teremos o momento dos depoimentos dos trabalhadores e integrantes de entidades sindicais, movimentos sociais, e demais interessados em apresentar fatos concretos e experiências vividas na lida e na militância, sobre a saúde e precarização do trabalho em Presidente Prudente e região. Na primeira parte dessa sessão serão abordadas as ações dos sindicatos e movimentos sociais no que se refere à saúde do trabalhador, com a participação do Centro Referencia e Saúde do Trabalhador - Regional Presidente Prudente (CEREST/PP), assim como dados e informações estatísticas referentes à temática, sobretudo em Presidente Prudente e região. Na segunda etapa, a palavra estará aberta para as intervenções, que serão sistematizadas para serem apresentadas no encerramento do evento.
- Ana Lúcia de Mattos Flores (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Públicos Municipal de Presidente Prudente e Região)
- Maria Aparecida Rodrigues (CEREST/PP)
- Marcelo Dornelis Carvalhal (Indicadores Sindicais de Presidente Prudente)
2ª Mesa: "Arquivo Morto ou Documentos Vivos"
Horário: 14:00 às 17:30 horas
Abordará a importância da preservação de acervos documentais, especializados e/ou dedicados à temática do trabalho, e das lutas sindicais e dos movimentos sociais, assim como as atividades de pesquisa e extensão realizadas a partir deles e o incentivo e papel da Universidade, através de seus programas e fomento para memória social.
- Antonio José Marques (Coordenador do CEDOC/CUT)
- Tânia Regina de Luca (Professora do Departamento de História da FCL/Assis e Comissão Permanente de Gestão do PDI/RUNESP);
- Mariângela Spotti Lopes Fujita (Professora do Departamento de Ciência da Informação da FFC/Marília e Pró-Reitora de Extensão Universitária);
- Ricardo Pires de Paula (Professor do Departamento de Geografia da FCT/Presidente Prudente e Sub-coordenador do CEMOSi).
3a Mesa. "A Necessária Intervenção no Debate Público em Defesa do Trabalhador no Pontal do Paranapanema: do acesso à terra, ao emprego de qualidade e melhores condições de vida e trabalho"
Horário: 19:00 às 22:30 horas
- Márcio Pochmann (Professor do Instituto de Economia/UNICAMP)
- Cristiano Lourenço Rodrigues (Procurador do Ministério Público do Trabalho -MPT/Pres. Prudente)
- Clédson Mendes da Silva (Coordenação Regional/Estadual do MST)
- Antonio Thomaz Junior (Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Coordenador do CEGeT – CEMOSi e OTIM)
Encerramento: sistematização do dia de trabalho e confraternização
REALIZAÇÃO:
CEMOSi – Centro de Memória, Documentação e hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes”
CEGeT – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho
OTIM – Observatório do Trabalho “István Meszáros”
APOIO: Departamento de Geografia/FCT/UNESP - Programa de Pós-Graduação em Geografia/FCT/UNESP - CEREST-Presidente Prudente