Grupo dos Trabalhadores da Comissão Nacional da Verdade realiza Ato Sindical Unitário em Santos/SP nos dias 27 e 28 de novembro

22/11/2013

A cidade de Santos, no litoral paulista, vai se tornar o palco de um importante evento para trazer à tona relatos de injustiças, arbitrariedades e violências praticadas contra sindicalistas e trabalhadores da região durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos) receberá o Ato Sindical Unitário e o Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores por Justiça e Reparação.

Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira. Familiares também poderão dar testemunhos sobre parentes que foram alvo de violações e perseguição, assim como citar o sofrimento e as dificuldades familiares vividas por esta perseguição política.

Serão coletados depoimentos de ex-funcionários da Cosipa (atual Usiminas), Docas de Santos (atual Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas de entidades cujas direções foram afastadas e sofreram intervenções dos militares.

O encontro está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV), coletivo integrado por dez centrais sindicais, em parceria com entidades locais.

As centrais sindicais representadas na Baixada Santista e o Comitê Popular de Santos pela Memória, Verdade e Justiça estão organizando essa iniciativa, que terá a participação da advogada Dra. Rosa Cardoso, da Comissão Nacional da Verdade.

A CNV está em fase continuada de pesquisa e de diálogo com os trabalhadores, para levantamento de testemunhos e documentos sobre a repressão política durante a ditadura e a resistência deles ao arbítrio ditatorial. Outros atos sindicais unitários estão sendo organizados em várias regiões do estado de São Paulo, como no ABC, Osasco e Vale do Paraíba.

Fórum Sindical de Debates

O encontro também homenageará o Fórum Sindical de Debates, fundado em 1956 por 53 sindicatos de Santos e Região. Essa entidade é considerada a primeira central intersindical regional do Brasil. Na época, era uma das mais poderosas organizações de trabalhadores no Brasil e vanguarda das lutas sociais brasileiras naquele momento político. Por esse motivo, tornou-se alvo principal dos agentes da ditadura.

27 de novembro às 18h30

Abertura do Ato Sindical Unitário no Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista – Rua Conselheiro Nébias, 248 – Vila Mathias – Santos – São Paulo.

Na ocasião, serão registradas manifestações de integrantes das centrais sindicais, sindicatos, representantes das Comissões da Verdade (nacional, estadual, de Santos e de Cubatão) e de trabalhadores que participaram do Fórum Sindical de Debates.

28 de novembro, das 9 às 18 horas

Depoimentos - No mesmo local

Os trabalhadores perseguidos e suas famílias darão seus testemunhos

A organização do evento está preparando uma lista de depoentes. No entanto, todas as pessoas politicamente perseguidas durante a ditadura civil-militar e suas famílias poderão procurar a organização para realizar testemunhos. Os interessados devem encaminhar e-mail com nome e contatos pra [email protected].

Clique aqui para ver o cartaz do evento