CEDOC CUT: dois anos na internet

08/01/2014

Lançado no final de dezembro de 2011, o site do Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC/CUT) tem, nesses dois anos  no ar, alcançado seus objetivos de divulgar a produção documental da Central e incentivar o apoio à pesquisa, com a disponibilização de documentos digitais e de referências que são de interesse do público sindical,  pesquisadores, estudantes e da população em geral. Com o desenvolvimento dessas atividades, incentivamos também a preservação da memória da classe trabalhadora.

Tendo como instrumento de análise o Google Analytics, vimos que em 2013 o número de visitantes no site do CEDOC/CUT chegou a 17.131, um crescimento de mais de 70% comparado as visitas do ano anterior. A média registrada ao mês foi de 1.428 visitantes. Com isso tivemos aproximadamente 48 visitantes ao dia. Esses números são bastante expressivos para um site especializado e considerando ainda que não conseguimos inserir todo o conteúdo possível, como, por exemplo, no Dicionário biográfico dos dirigentes sindicais, que depende do incremento das pesquisas.

Do total de visitas, 94% foram acessos do Brasil,  e somente 6%  do exterior, com destaque para EUA, Argentina e Portugal. Dos visitantes do Brasil, o estado de São Paulo correspondeu a 38%, em seguida veio o Rio de Janeiro com 19%, Minas Gerais com 7% e  o Rio Grande do Sul com 6%. O estado com o menor número de visitantes foi o Acre, somente 12 visitas durante todo o ano de 2013, ou seja, uma visita ao mês. Por Regiões do país, a porcentagem de visitantes se dividiu do seguinte modo: Sudeste 66%, Sul 12%, Nordeste 12%, Centro-Oeste 7% e a Região Norte com 3%. No caso da Região Centro-Oeste, mais de 2/3 dos visitantes vieram do Distrito Federal.

A duração média de cada visita foi de aproximadamente três minutos. A média de páginas visitadas ficou em quatro, entretanto a taxa de rejeição, ou seja, o número de visitantes que entraram somente em uma página do site, foi bastante elevada, ficando em 56%. Esses visitantes podem ter encontrado na primeira página o que pesquisavam e saíram sem conhecer as demais.

É interessante notar que a página Cronologia das Lutas, pesquisa elaborada pelo CEDOC com as principais lutas e mobilizações levadas a cabo pela CUT ao longo de sua história, foi a mais visualizada, servindo de referência para muitos trabalhos acadêmicos. Entretanto, a imensa maioria dos visitantes que visualizou essa página saiu do site sem visitar as demais páginas, na medida em que a mesma não tem interatividade, sendo somente imagens e textos. Por outro lado, as páginas que possibilitam pesquisas, como, por exemplo, as que dão acesso aos materiais do acervo, foram menos visualizadas, entretanto a taxa de rejeição foi bem menor, ficando em torno de 35%, ou seja, a partir dessas páginas os visitantes visualizaram outras páginas onde viram cartazes sindicais ou mesmo puderam fazer downloads de publicações da CUT.

Esses dados são relevantes e por isso buscaremos na remodulação do site que faremos até meados deste ano uma maior interatividade, com mais possibilidades de pesquisas, páginas temáticas, exposições virtuais, entre outros serviços. Com base nessa análise, e também em outras variáveis, o site do CEDOC CUT será, portanto, reformulado e com isto prestaremos melhores serviços aos nossos usuários. Até meados de 2014, teremos um novo site com mais conteúdo e interatividade. Aguarde.