Arquivo e Memória dos Trabalhadores na Cidade e no Campo - Volume 2

19/02/2015

O Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançam o eBook “Arquivo e Memória dos Trabalhadores na Cidade e no Campo – Volume 2”, que pertence à coleção “Arquivos e o direito à memória e à verdade. Comunicações do 3º Seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos”.  O segundo volume foi organizado por Carla Machado Lopes e Tatiani Carmona Regos, historiadoras do Centro de Referências Memórias Reveladas e do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT, respectivamente.

O segundo volume é composto de nove artigos, sendo que dois destes relatam experiências na implantação de centro de documentação e organização de arquivos em sindicatos. Wellington Marçal e outros organizaram o Centro de Memória dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de Minas Gerais. André Malverdes e Luiz Claudio Ribeiro relatam sobre a organização do acervo do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo.

Dois outros artigos nos remetem a documentação da Justiça do Trabalho. Deivide Rodrigues e Rita de Cássia Mendes Pereira tratam sobre o mundo dos trabalhadores nas fontes da Justiça do Trabalho. O Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas e o acervo que preserva da Justiça do Trabalho nos é apresentado por Beatriz Ana Loner e Lorena Almeida Gill.

Temos também dois artigos que tratam da história regional de Vitória da Conquista, Bahia. Salatiel Damasceno trata dos sindicatos e movimentos sociais na segunda metade do século XX. Já Afonso Silvestre e Jailson Barbosa trabalharam a coleção fotográfica dos trabalhadores da construção civil, preservada no Arquivo Municipal de Vitória da Conquista.

Os demais três artigos nos remetem a organização e preservação de acervos vinculados aos trabalhadores. Antonio Thomaz e outros apresentam a “Coleção Categoria Docente” preservada no Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical Florestan Fernandes, na Unesp, em Presidente Prudente. Felipe Oliveira e Luciana Rodrigues tratam da organização do fundo da antropóloga Lygia Sigaud, relacionado à memória dos trabalhadores no campo. Por ultimo, Andréia Reis Gonzaga e Michele Silva nos remetem a organização dos trabalhadores da empresa Light em São Paulo, que é preservado pela Fundação do Patrimônio Histórico de Energia e Saneamento.

                Solicitamos que divulguem, pois pode ser de interesse de pesquisadores das temáticas nele relatadas. O mesmo pode ser acessado em http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4807