Resistência dos trabalhadores na cidade e no campo - Volume III da coleção com as comunicações do 3º seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos

02/03/2015

O Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançam o eBook “Resistência dos trabalhadores na cidade e no campo”, terceiro volume da Coleção “Arquivos e o direito à memória e à verdade. Comunicações do 3º Seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos”.  O terceiro volume é composto de nove artigos divididos em duas partes.

A primeira parte traz cinco artigos que retratam iniciativas de resistência e organização dos trabalhadores, prisões e criminalizações de lideranças sindicais durante a ditadura militar. Os dois primeiros artigos tratam da atuação dos trabalhadores metalúrgicos. Fernanda Raquel Abreu Silva reflete a relação entre memória e identidade a partir da trajetória de José Ibraim, líder da greve de Osasco/SP em 1968. Josué Medeiros e outros tratam da repressão sobre o sindicalismo metalúrgico tendo como base depoimentos de membros da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo.  Os demais três artigos estudaram diferentes regiões. Daniela de Campos relata sobre a organização sindical no Rio Grande do Sul, no final dos anos 1970. José Vieira da Cruz analisa a experiência sindical dos ferroviários de Sergipe, em especial no período pós-golpe militar de 1964. Ailton Fernandes se dedica aos trabalhadores rurais, explorando o conflito por terra ocorrido em Cachoeira de Macacu, estado do Rio de Janeiro.

A segunda parte tem quatro artigos que recuperam a legislação e as ações a serviço da repressão, tratam da Justiça do Trabalho e da participação dos trabalhadores no parlamento. Juliana Martins Alves analisa a legislação sobre Segurança Nacional no período varguista e no regime militar. Heliene Chaves Nagasava acompanha o papel que teve o Ministro do Trabalho, Arnaldo Sussekind, na regulamentação do direito de greve. Lorena Faria Santos e José Pacheco dos Santos analisam a atuação da Justiça do Trabalho em Vitória da Conquista, Bahia. Por fim, Thiago Cavaliere Mourelle, analisa a participação dos trabalhadores como deputados constituintes em 1934.

Este terceiro volume foi organizado por Elina Pessanha, do Arquivo de Memória Operária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Leonilde Servolo de Medeiros, do Núcleo de Documentação sobre Movimentos Sociais no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Solicitamos que divulguem, pois pode ser de interesse de pesquisadores das temáticas nele relatadas. O mesmo pode ser acessado em http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4808