O Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (CEDOC/CUT) disponibiliza no seu site na internet mais 218 cartazes digitais produzidos pelo movimento sindical cutista e pela CUT entre 1982 e 2006. Os cartazes originais pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), que os digitalizou, e que agora, por meio de uma parceria, integram também o acervo de cartazes digitais do CEDOC/CUT.
São cartazes de convocações de encontros e congressos sindicais, de divulgação de campanhas salariais, convocações de greves, 1º de Maio, eleições sindicais, entre outros temas. Foram produzidos em várias regiões do País e trazem informações sobre a organização sindical e reivindicações de diversas categorias do movimento sindical.
Um dos cartazes faz a convocação do IV Congresso dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e que teve como um dos seus temas “O Movimento Sindical Nacional, a CONCLAT e a CUT”. O congresso aconteceu em julho de 1983, em Piracicaba, interior de São Paulo, cidade próxima a Paulínia. No retorno do congresso, os metalúrgicos pararam na refinaria onde os petroleiros estavam em greve desde o dia 06 de julho, contra um pacote econômico do governo, prestaram solidariedade e saíram dali para promover a chamada greve arrastão na região do ABC, paralisando mais de 100 mil metalúrgicos. Este movimento foi o estopim para a greve geral de 21 de julho de 1983, e que paralisou mais de 3 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.
Também passamos a contar no acervo digital com mais cartazes de convocações das greves gerais que aconteceram nos anos de 1986, 1987, 1989 e 1991. Por meio desses cartazes é possível conhecer as principais reivindicações do movimento sindical naquele período. Os cartazes produzidos na segunda metade dos anos 1990 mostram o enfrentamento dos trabalhadores contra o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Alguns dos cartazes também trazem os traços de cartunistas que atuaram para o movimento sindical, como Bira, Marcatti, Paulo Monteiro e tantos outros.
Agora o CEDOC CUT já disponibiliza no seu site 2323 cartazes digitais, e que foram produzidos pelo movimento sindical, popular e social no Brasil e em várias partes do mundo. Este é um dos maiores acervos de cartazes digitais disponível na internet no Brasil. Para conhecer mais este rico acervo acesse http://cedoc.cut.org.br
Para conhecer mais sobre os cartazes do acervo do CEDOC CUT pode-se ler também o artigo “Em cartaz, o movimento sindical e popular” disponível em http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1253 . Está versão eletrônica é resumida sendo que o artigo na íntegra foi publicado na revista Democracia Viva nº 21, de abril e maio de 2004, uma publicação do IBASE.
Escrito por CEDOC CUT