Lançamento de Livro e Documentário "A Geração que Criou a CUT"

05/12/2023

Companheiros (as),

Dia 05 de dezembro, às 18h00 será lançado o Livro e o Documentário sobre a “A Geração que criou a CUT”, resultado de um trabalho realizado durantes o período de 2020 a 2022, quando foram feitas 30 entrevistas com sindicalistas de diversas categorias e regiões, que tiveram papel ativo na fundação e construção inicial da CUT:

Foram milhares de mulheres e homens de uma geração que teve a coragem de realizar uma conferência de trabalhadores em plena Ditadura Militar (a CONCLAT em 1981) e, dois anos. depois fundou a Central Única dos Trabalhadores-CUT.

Através da narrativa desses companheiros e companheiras buscamos contar uma história que muita gente não conhece. Todos sabemos a cronologia dos fatos, mas muito poucos sabem o que esses companheiros e companheiras pensavam, como viveram o processo, como construíram um organismo das dimensões da CUT, que neste ano comemorou 40 anos.

Na oportunidade haverá um debate com a presença de Jair Menegheli, Aparecida Miranda e Iram J Rodrigues (autor do livro), Artur Henrique S. Santos e Admirson Medeiros Ferro Jr (Greg), diretor da Executiva da CUT.

O livro será publicado pela Editora Anna Blume e o documentário foi dirigido e editado por Celso Gonçalves, Davi da Silva e Marcos Dascanio. Contamos com o apoio da CUT, da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Lavoro.

Contamos com sua presença!